quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sinctte promove Fórum de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas


Com o objetivo de apresentar a sociedade empresarial, micro e pequenas empresas e aos empreendedores individuais de Grajaú, os benefícios da Lei Geral neste setor, a prefeitura municipal de Grajaú por meio da Secretaria de Indústria, comércio, trabalho, turismo e emprego (Sinctte), promoveu na noite de terça-feira, 20, na Grota da Luz “Frei Alberto Beretta”, um fórum de discussão sobre o tema.

Para falar sobre o assunto estiveram presentes o gerente da unidade de negócios do SEBRAE, Imperatriz-MA, Danilo Lisboa Borges, a Dra. Jacqueline Fiquene Zeitouni, gerente de políticas públicas do SEBRAE-MA, Dr. Enio Alves, consultor do SEBRAE e Heldon Meneses, técnico da Secretária da Fazenda do Estado do Maranhão.

Marcaram presenças também além do grande público formado por empresários locais, contadores, estudantes do curso de administração e ciências contábeis da UNIDERP, o vice-prefeito de Grajaú, Antonio Matias, o líder do governo na Câmara, vereador Clesiomar Viana, o gerente do Banco do Brasil, Thiago Braga Rabelo, João Felipe, presidente da Associação Comercial e Industrial de Grajaú, entre outros.

Antonio Matias, que representou o prefeito Mercial Lima de Arruda, falou da importância do encontro e do interesse das pessoas em conhecer os benéficos da Lei Geral que no município foi votada pela Câmara e aprovado em dezembro de 2007, sendo o terceiro município maranhense a adequar-se a nova lei. O gerente do Banco do Brasil lembrou que o banco sempre foi parceiro das micro-empresas e que nesta semana está lançando uma nova linha de crédito para o empreendedor individual que passará de 15 mil para 36 mil reais o novo crédito para esse setor. O gerente da unidade de negócios do SEBRAE, Imperatriz-MA, Danilo Lisboa Borges, disse que os benéficos da nova lei, é que retirou da informalidade, pessoas simples, o pequeno empresário que sempre sonhou em melhorar seus negócios e cumprir com suas obrigações diante da lei.

O secretário da Sinctte, José de Simas Lima (Zé do Dimas), disse que o fórum era um compromisso de sua gestão com a sociedade empresarial de Grajaú. Lembrou os avanços neste setor como a parceria formada com o SEBRAE. “Realizamos várias capacitações, entre elas a do comércio varejista, onde acompanhamos 35 empresas grajauenses”, destacou Dimas. Falou do empenho do prefeito de Grajaú com o desenvolvimento econômico do município. “É tanto o compromisso do prefeito Mercial neste setor, que Grajaú foi o segundo município maranhense a adequar a lei geral em dezembro de 2007. Primeiro foi Porto Franco, 2º São Luís, depois de nós que veio Imperatriz e outras 96 cidades dos 216 municípios do Maranhão” lembro o secretário. Finalizou agradecendo as firmes parcerias entre prefeitura, entidades de classes e SEBRAE.

Durante a palestra, Dra. Jacqueline Fiquene Zeitouni, gerente de políticas públicas do SEBRAE-MA, apresentou a Lei Geral, destacando a importância da legalidade das micro e pequenas empresas, como também do empreendedor individual para usufruir dos benéficos da lei. Disse ainda que a lei garante e favorece essas empresas, juntos as grandes empresas de participar igualitariamente de licitações da prefeitura municipal, como de outros órgãos federais e estaduais. O técnico da Secretária da Fazenda do Estado do Maranhão, Heldon Meneses, de uma maneira descontraída falou do Simples Nacional e de seus benefícios para as ME, e empresas de pequeno porte (EPP). Apresentou os avanços desde aprovação da Lei Geral e criação do Simples Nacional, os números de empresas que aderiram ao sistema, como também a rentabilidade das mesmas e dos governos com a legalidade e compromisso de todos.

Heldon disse ainda que para o município de Grajaú está melhor preparado para usufruir dos benefícios, precisa criar o Comitê gestor da Lei Geral no município, com representantes da Prefeitura, empresários, associação comercial, CDL e sociedade civil organizada, entre outros seguimentos do setor. Houve questionamentos do público, na qual os assessores do SEBRAE tiraram algumas dúvidas. Lembraram ainda o compromisso e parceria da instituição com o município, mantendo a Unidade de Negócios localizada na Rua Sete de Setembro, Centro de Grajaú.


Fonte: Grajaú de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário