Festas e Eventos Culturais

Janeiro


Folia de Reis
Folia de Reis 2012

“Oh! de casa, Oh! De fora,
Teresa vai ver quem é...
São os tiradores de reis
Devotos de São José...”

Com versos próprios para pedir e agradecer ao retirar-se das casas que visita, este auto popular que mescla o profano e o religioso pertence ao ciclo de festejos natalinos. Foi resgatado pela Secretaria de Cultura em 2006.

Os devotos abrem as portas de seus lares para saudarem os “Santos Reis”, gesto que traduz uma profunda fé e alegria. Em cada casa na qual a Folia de Reis entra, os cantadores pedem licença para a cantoria começar, e a bandeira que abençoa e livra a todos de más influências é passada para as mãos dos anfitriões.


Fevereiro

Ensaios de Carnaval
Com características próprias, os ensaios de carnaval enaltecem e alegram o janeiro grajauense.

Bailes Tradicionais (Baile da Saudade)
Mesmo com tantas mudanças o carnaval de Grajaú preserva bailes que visam unir as diferentes gerações ao som de marchinhas, frevos, belas fantasias em ambientes cheios de serpentina e confeti trazendo a alegria do Momo a nossa gente.                              

Baile Cheiro da Mata
O baile mais esperado do Carnaval grajauense abre a folia carnavalesca em nossa cidade a mais de 20 anos, trazendo foliões de todos os cantos do Brasil.

Carnapraça
É a maior festa popular gratuita, transformando a Praça Raimundo Simas em um ponto de encontro de amigos ao som de bandas locais e nacionais.

Blocos e Lava-Pratos
Outra grande atração do carnaval grajauense é o concurso de blocos que enchem o Corredor da Folia Eduardo Nava de cores e alegria, numa competição saudável e familiar.


Março

Fundação da cidade de Grajaú (11 de março)

São José Padroeiro da Diocese de Grajaú (19 de março)

Procissão do Senhor Morto (Páscoa)

Tradicional procissão pascoal cristã católica que percorre as principais ruas do centro, visitando altares enfeitados pelos próprios fiéis.

Paixão de Cristo (Páscoa)
 Maior encenação da paixão de Cristo ao ar livre de nossa cidade, transforma o Parlatório Arruda Filho em um grande anfiteatro.


Abril

Aniversário de Grajaú -200 anos (Dia 29)
Grajauenses, para cada rua dois nomes e para a cidade, por tradição, dois aniversários. Salve Grajaú!

Noite dos Ilustres (Aniversário de Grajaú)
Concurso literário realizado pela Secretaria Municipal de Cultura que visa enaltecer e homenagear os vultos históricos de nossa cidade, através de apresentações cênicas, musicais e poéticas na Praça Raimundo Simas.


Maio

Dia do Trabalhador
Desfiles, cultos e missas alusivos ao trabalhador

Festival de Musicas Marianas
Promovido pela Pastoral da Juventude da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim para louvar e agradecer a Deus pelo dom de Maria. O evento acontece no Centro de Pastoral Dom Emiliano Lonati, e tem como finalidade, valorizar os talentos musicais que existem na comunidade paroquial e ao mesmo tempo celebrar com muita fé e devoção o mês dedicado a Mãe de Deus e nossa por todas as maravilhas que através do seu Sim acontecem diante de cada um de nós.
O festival oferece premiações para os ganhadores do primeiro, segundo e terceiro lugar, às vezes por categoria, adulto e infantil. O dinheiro arrecadado no evento serve para ajudar nas despesas do centro de pastoral onde acontece o evento.

Festival Chuva  de Rosas
O evento promovido pelo Coral Santa Teresinha do Menino Jesus, bairro Tresidela já está em sua 11ª edição, desde 1999 a Chuva de Rosas acontece no Cine Teatro Frei Lauro, Cidade Alta e tem por finalidade evangelizar através da música e da dança. Todos os anos quase 50 pessoas se envolvem na organização da festa, o dinheiro arrecadado serve para as atividades de evangelização e obras sociais da Igreja Católica.
A Chuva de Rosas deste ano será no Centro de Pastoral São Francisco de Assis no bairro Canoeiro, onde as luzes, cores e efeitos sonoros, encantarão o público diverso que prestigia o evento durante estes 12 anos.

Junho

Festa do Divino Espírito Santo
Divino Espírito Santo, uma das mais antigas e difundidas praticas do catolicismo popular.

Essas celebrações acontecem cinqüenta dias após a Páscoa, comemorando o Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre os Apóstolos de Cristo.

Em Grajaú, a festa com características sertanejas era realizada por famílias que se reuniam e realizavam o culto ao Divino Espírito Santo para pagar promessas. Uma de suas maiores organizadora foi Dona Maria do Espírito Santo, da Família Santos. Dona Espírito era caixeira e saía de casa em casa pedindo ofertas para o Divino.

Em 2006, a Secretaria Municipal de Cultura resgatou esta tradição. As visitas são sempre realizadas a noite, de casa em casa, seguindo convites.
Em cada parada entoam-se os cânticos, seguindo um ritual.

As ofertas arrecadadas são transformadas em cestas básicas e festa de confraternização no domingo de Pentecostes.

“Os devotos do Divino
Vão abrir sua morada
Pra bandeira do menino
Ser bendita, ser louvada, ah, ah...”

Arraial Zeca Teixeira
O maior arraial junino de Grajaú vem sempre inovando trazendo atrações folclóricas do estado e de fora dele, enriquecendo a cena cultural. O parlatório Arruda Filho é o palco do tradicional Concurso de Quadrilhas que nos últimos 5 anos tornou-se regional engrandecendo ainda mais nosso festejos.

Festas Juninas
Festa popular por excelência. Fogueiras, fogos de artifícios, com comidas e bebidas típicas. Forró durante todo o mês, culminando com o Concurso Regional de Quadrilhas em três categorias.


Julho

Noites culturais
Tempero a mais da férias de julho leva apresentações culturais e shows com cantores da terra aos mais variados cantos de nossa cidade, para melhor atender e receber nossos visitantes.

Serestas e Serenatas
Canções, poesias e performances com artistas locais e convidados; circuito pelas ruas encerrando no Balneário Canecão. 

Exposição agropecuária
A Mais de 30 anos a tradicional EXPOAGRA anima o agronegócio da região com vaquejadas, rodeios, shows, cavalgada. E claro, a secretaria municipal de cultura está presente nas sete noites do evento. Feira dos municípios (shows).


Agosto

Mês dedicado a Frei Alberto Beretta (Dia 10)
Servo de Deus a serviço dos mais pobres e sofredores.

Semana do Folclore
Negros, brancos, guajajaras... Compõem a feição da cultura popular grajauense. 

Festa do Mastro
Realizada no Povoado Sítio do Meio/Piranhas, em homenagem ao Padroeiro Bom Jesus da Lapa.

Festival de Musica Gospel
Organizado pela Assembléia de Deus.


Setembro

Festejo Nosso Senhor do Bonfim
Cidade do Nosso Senhor do Bonfim do Grajaú festeja seu Padroeiro com novenário litúrgico e Cultural.


É uma festa religiosa tradicional que acontece a muitos anos na cidade de Grajaú em honra ao padroeiro da cidade, Nosso Senhor do Bonfim ao qual e festejado no dia 14 de setembro, feriado no calendário municipal.

As festividades que duram dez dias conta com a participação de devotos, fieis católicos, lideranças, profissionais, empresários, entidades públicas e privadas, como também de cantores e artistas da terra que todas as noites animam e mostra seus talentos ao público que prestigia a festa.

Todos os dias acontecem a reza do terço, celebração da missa, profissão das flores, festa da comunidade com leilões, venda de bebidas e comidas típicas.


Festa do Moqueado
Esta festa indígena celebra as moças da Aldeia que atingem a idade de casar, celebrada como forma de manter viva a tradição e cultura para as novas gerações.


Outubro

Festejo da Comunidade São Francisco de Assis
São Francisco de Assis – Padroeiro da Paróquia do Canoeiro.
O Bairro Canoeiro celebra São Francisco com festejo popular que anima os fiéis.


As festividades em honra a São Francisco de Assis acontecem todos os anos no mês de outubro, desde a criação da Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Canoeiro aos 02 de fevereiro de 1999 pelo bispo diocesano de Grajaú Dom Franco Cuter.

A festa se tornou um dos maiores eventos religiosos cultural da cidade no ano de 2005, com a motivação e organização do então pároco, Pe. Costante Guadi, que por meio de eventos culturais, devoção popular e concentração de milhares de pessoas os 10 dias de festejos ganharam um caráter festivo cultural, e ao mesmo tempo uma forma da paróquia angariar fundos para realização de suas obras e atividades de evangelização. Como destaque é a construção do Centro de Pastoral.

Festival de Musica Inglesa
Descoberta de talentos na música e canto, tendo lançado vários artistas da classe estudantil grajauense.

Igreja Cristã Evangélica (Dia 10)
Comemoração dos 100 anos da Igreja Cristã Evangélica na Tresidela, com cultos, louvores e palestras.


Novembro

Dia do Musico (Dia 22)
Santa Cecília- Padroeira dos Músicos
Homenagem aos músicos de Grajaú com celebrações religiosa e alvorada pelo reconhecimento ao trabalho da Banda Maestro Torquato Lima e demais artistas da terra.


Igreja Assembléia de Deus (dia 02)
Comemoração de fundação da Igreja.


Dezembro

Festejos Natalinos
Grajaú se embeleza ainda mais no natal com decorações pelas praças e montagem do tradicional presépio em frente à Catedral. Para as crianças é o momento de encontro com o Papai Noel na Praça Central.