segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cultura e manifestações populares são apresentados no 7 de setembro


O tradicional desfile cívico de 7 de setembro aconteceu na Avenida Hilton Nunes, em frente ao Galpão da Feira da Rodoviária com apresentação da Banda Municipal “Maestro Torquato Lima” da Escola de Música Professor Adeládio Ferreira Lima, que executou os hinos: Nacional Brasileiro, da Independência, do Estado do Maranhão e do Município de Grajaú. Contou com a presença de autoridades civis, militares e religiosas, entre elas a Secretária Municipal de Cultura, Rosa Soraida Nava. “A ligação dos temas centrais, Grajaú, 200 anos; Grajaú e o Meio Ambiente e Grajaú no Século XXI, foram fundamentais para que a belíssima apresentação da maior festa cívica realizada em Grajaú tivesse êxito”, afirmou Soraida.

As escolas municipais, Nova Aliança e Professora Marly Araújo, apresentaram as Artes Grajauenses. A orquestra Torquato Lima, o cinema do Adeládio, cine Teatro São Tarcisio, a literatura e as artes Plásticas de Itamar Dantas, lembraram a arte clássica. Já a arte popular fez memória do boi do Casca de Bala, boi do Zebedeu, clubes e blocos Carnavalescos como os Pipirais e os Sociais e por fim as figuras populares de Xixico e Zeca Teixeira.

As festas e manifestações culturais e populares também foram retratadas pela escola estadual Dimas Simas Lima. Entre elas: O Divino Espírito Santo, festa de Reis, quadrilhas, bumba meu boi, blocos carnavalescos, festivais, cavalgadas, Expoagra e festa do Moqueado.

O Prefeito Mercial Lima de Arruda, em tom emocionado, agradeceu o empenho de todos aqueles que trabalharam para que o evento cívico pudesse acontecer. Seu discurso foi pautado no crescimento educacional do município, destacou a presença das universidades e anunciou a instalação do Instituto Federal do Maranhão(IFMA) que também é uma conquista do seu governo. Mercial vez memória da historia enfatizando os momentos fortes no qual Grajaú se insere no cenário brasileiro.

A Fanfarra Municipal, como seus 180 componentes, trouxeram para Avenida nas cores de sua farda a beleza das cores da bandeira do município. Das 35 escolas e instituições que participaram do desfile, a primeira foi o Colégio Municipal Professor Hilton Nunes, que desenvolveu o tema sobre a Fundação de Grajaú. As escolas da Zona Rural, região do Alto Brasil, apresentaram o início do comércio fluvial que contou a história dos Vareiros e as embarcações. A escola Ezon Moreira Ferraz, destacou a importância da Saúde em Grajaú. 
Figuras como Frei Alberto Beretta, Eunice Brito e dona Alody Câmara [única parteira viva, que participou do desfile] foram lembradas.

A novidade foi à presença de pastores e fieis das igrejas evangélicas de Grajaú. Os acadêmicos da UFMA e UAB participaram, mostrando as conquistas que teve Grajaú no campo da educação superior e representando a economia e os empresários do município, a empresa Motoca Honda marcou presença no evento.


Concluindo o desfile cívico, o secretário municipal de educação, Antonio Carlos de Sousa, juntamente com toda a equipe da secretaria, desfilou pela Avenida, finalizando com momento de oração e um belíssimo show pirotécnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário