terça-feira, 22 de maio de 2012

Hoje é dia de Sálvio Dino... Palco de belo espetáculo da cultura


Sálvio Dino, Presidente da Academia Grajauense de Letras e Artes
CULTURA mastigada (pode?!) venho de sentir, e participar, num encontro levado a efeito no meu querido Grajaú. Beleza pura, meu leitor(a). Foram, sim, dois dias em que o espírito, a mente, o coração, os olhos e, sei lá, outros bens imateriais, se energizam com vistas ao desenho das boas políticas culturais.

SIM, dias maravilhosos no auditório da Universidade Federal (Campos de Grajaú). Onde mesmo? Bem ali, no aprazível, espaço geográfico (bairro Frei Alberto de Beretta), graças ao espírito empreendedor do lúcido homem de visão, - Ronierd Barros, filho da cidade de históricos 201 anos - que fizeram nosoutros grajuenses - um povo de respeito e admiração, (no passado maranhense a capital econômica do sul). Trocado em miúdo: lá não se jogou conversa fora. O encontro teve alto foco: tirar dúvidas e tomar decisões corretas na nossa grande área cultural.

“Ô COISA BOM QUI ACHO!” - disseram até os caciques indígenas, lá presentes, e participando... A coisa foi mesmo danada de boa. Tivemos palestras, debates, protestos, reclamos, lamentos, opiniões, orientações e sonhos - todos válidos e altamente proveitosos, dignos de registro e aplausos. O primeiro registro, merecedor de encômios foi a presença (a única) do prefeito Mercial Lima de Arruda que, por sinal, mais uma vez, demonstrou, além de ser bom anfitrião, ser portador de invejável sensibilidade pela sempre desafiante problemática/cultura, com excelente qualificação.

E AS ÁGUAS passaram pela ponte! As centelhas das oficinas cresceram e ganharam os céus levando além-fronteiras - a luz do salutar bate-rebate sobre propostas voltadas aos sistemas municipais de cultura, - abarcando - o livro, leitura, literatura, música, artes cênicas, poesia, jornalismo, pesquisas e documentos, patrimônio indígena, cultura popular, comunicação e as tão sonhadas bibliotecas públicas.

DESTAQUE especial, também, à presença dos representantes da SECMA, através dos ilustrados operadores culturais - Jeovah França, D. Tourinho, Sebastião, Deusdete, Raimundo Luiz, que deram verdadeiro show em suas áreas especificas. Tourinho, poeta, de mão cheia, ainda nos brindou com emocionantes momentos, declamando belos poemas, inclusive do saudoso vate - Bandeira Tribuzzi. O eloquente companheiro Bené, de Lago da Pedra deu forte “pedrada” na SECUIT que, até hoje, sequer deu posse aos novos membros do Conselho Estadual de Cultura, o que foi seguido no mesmo tom pelo valoroso agente Osório Neto, de São Francisco do Brejão, o qual em oportuno viés sugeriu a criação das regionais de cultura pelo Estado. A Federação dos Municípios - FAMEM, representada pelo prof. Marcos Carvalho, enfatizou o irrestrito apoio da entidade ao encontro, com vistas aos planos municipais do setor.

Nota 10, também, para a representação grajauense: Secretaria de Cultura, Soraida N. Arruda, professoras Maria Cleia, Cleiane Chaves e a bibliotecária Diana que falaram com acerto a respeito da nossa rica geografia cultural, dando ainda valiosas sugestões, no tocante a incentivos, recursos, ideias, gestão partilhada, salas destinadas a público infantil, incentivo à leitura por prazer, traçando, assim, o belo perfil cultural grajauense.

Mas, a presença, de alto relevo, foi, sim, do Ministério da Cultura/UNESCO,/Representação Regional do Nordeste, através da consultora Cristina (Vale seu vasto e basto conhecimento) nas instâncias culturais, orientando, ensinando, dando as cartas do saber estratégico em todo o processo de produção, circulação, consumo, captação de recursos, - na medida exata, capaz de se alavancar- a CULTURA, sempre voltada às populações interioranas - sonhadoras de níveis de vida, compatíveis com a dignidade humana e cristã.

A pitada amarga do evento foi a ausência dos guerreiros de luz da terra do frei: Carlos Santiago, maestro Pietrinni e Domingos César (meu querido confrade, poeta/escritor) que tanto engrandecem a cultura imperatrizense. Por que?

Jornal O Estado do Maranhão, São Luís, 22 de maio de 2012, terça-feira.

Confira as fotos do Seminário. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário