segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência aprova trabalho sobre a Biblioteca Pública de Grajaú

O texto sobre as estratégias culturais de incentivo à promoção da leitura e ao desenvolvimento sócio-cultural, planejadas e realizadas pela Biblioteca Pública Ministro Jarbas Passarinho – Grajaú/MA, faz parte de um trabalho aprovado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no qual será realizado em São Luís, Maranhão no mês de julho de 2012.
Projeto Páscoa com Leitura da Biblioteca Pública "Ministro Jarbas Passarinho"
Atuação cultural da Biblioteca Pública Ministro Jarbas Passarinho na Comunidade grajauense

Apresenta as estratégias culturais de incentivo à promoção da leitura e ao desenvolvimento sócio-cultural, planejadas e realizadas pela Biblioteca Pública Ministro Jarbas Passarinho – Grajaú/MA, a fim de dar visibilidade a atuação dessa instituição, objetivando, ainda, promover o acesso à leitura e atender as necessidades de informação básica de públicos distintos.

DIANA ROCHA DA SILVABPMJP

MARIA CLEA DE JESUS BARROSBPMJP

1. PROFA. MSC/ORIENTADORA DIANA ROCHA DA SILVA – BPMJP

INTRODUÇÃO

As bibliotecas públicas, atualmente, possuem a finalidade de contribuir para a disseminação de conhecimento por meio da disponibilização dos seus recursos e serviços informacionais, para isso, devem manter seus ambientes agradáveis, com acervos atualizados e profissionais habilitados e motivados. Essa soma de característica contribui para que a biblioteca seja visualizada como um espaço adequado para educar e difundir informações atuais e indispensáveis ao processo sócio-educativo-cultural dos seus usuários reais e potenciais. Para que esses objetivos sejam alcançados professores, bibliotecários e comunidade em geral devem juntos planejar atividades que desenvolvam o potencial criativo e intelectual do seu público alvo. Neste sentido, o objetivo desse projeto é apresentar as estratégias culturais de incentivo à promoção da leitura e ao desenvolvimento sócio-cultural, planejadas e realizadas pela Biblioteca Pública Ministro Jarbas Passarinho – Grajaú/Ma, a fim de dar visibilidade a atuação dessa instituição, objetivando, ainda, promover o acesso à leitura e atender as necessidades de informação básica de públicos distintos.

MÉTODOS

Para realização das atividades foi montada uma equipe de trabalho composta pelos funcionários da Biblioteca Jarbas Passarinho. A definição das etapas a serem seguidas partiu da necessidade de realizarmos ações de incentivo à leitura, a primeira consistiu na elaboração de um plano de ação que priorizasse o atendimento das necessidades informacionais básicas, desse modo, criamos e divulgamos uma lista de serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca como, por exemplo: confecção de carteira da biblioteca; empréstimo/devolução de livros; visitas planejadas; disponibilização de wireless; orientação à pesquisa; elaboração de referências; formatação de trabalhos acadêmicos, entre outros. Num segundo momento, priorizamos a realização de atividades culturais internas e externas com o intuito de nos aproximarmos dos leitores e ao mesmo tempo apresentar a biblioteca como um local prazeroso, lúdico e agradável. Neste sentido, foram planejadas 10 ações entre palestras educativas, oficinas, contação de histórias, jogos e brincadeiras educativas para serem realizadas no período de junho a dezembro de 2011 direcionadas às comunidades rurais localizadas no entorno do município de Grajaú/MA.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A biblioteca pública é um organismo dinâmico, seu principal diferencial consiste na possibilidade de atuar em diferentes frentes: educativa, cultural e social. Dentre as ações planejadas, apesar das dificuldades enfrentadas, foram realizadas 7 atividades, sendo 3 internas e 4 externas. Em relação à primeira, agendamos previamente as visitas das escolas públicas, as inscrições foram limitadas a 50 alunos cada, tendo em vista os recursos materiais disponíveis. A segunda pode contemplar um maior contingente, pois as mesmas atividades foram efetuadas repedidas vezes ao longo do dia. O que pode ser observado foi a participação ativa do público alvo, interesse demonstrado na frequência e participação assídua de todos.

CONCLUSÕES

O compartilhamento de informações e a de utilização de materiais e ambientes coletivos contribui para o desenvolvimento sócio-educativo-cultural, além de gerar o interesse de diferentes públicos para a participação ativa das atividades de incentivo e à promoção da leitura. Observamos que a partir da atuação da biblioteca nas comunidades visitadas o nível de aceitação da mesma pode ser avaliado como positivo, uma vez que, apesar das dificuldades de acesso ou mesmo a não cultura de frequentar a biblioteca, o número de participantes nas ações planejadas foi superior ao que era esperado. Ao mesmo tempo em que essas atividades despertaram o interesse da comunidade para a frequência e uso dos recursos disponível da biblioteca, possibilitou a equipe de trabalho a criar novas táticas de atuação para serem desenvolvidas em projetos futuros. Dessa forma, há de se destacar o papel que a Biblioteca Pública Ministro Jarbas Passarinho tem apresentado nas comunidades visitadas, servindo como forte incentivadora das práticas leitoras e de ações culturais da cidade de Grajaú.

Trabalho relativo a estudo/relato de caso/experiência

Palavras-chave: BIBLIOTECA PÚBLICA, MANIFESTAÇOES CULTURAIS, AÇOES SOCIOEDUCATIVAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário